Saiba a importância e como obter o laudo SPDA
Da instalação de para-raios até à inspeção: entenda a importância do laudo SPDA
Depois que você adquiriu o projeto de para-raios, o laudo SPDA será um companheiro constante das inspeções técnicas e controle de segurança.
Esse documento técnico, elaborado por um engenheiro habilitado, exerce uma série de funções.
É através dele que, tanto o Corpo de bombeiros quanto a empresa especializada que fizer a vistoria, poderão conferir o andamento dos cuidados necessários com o seu SPDA.
Entenda a importância do laudo SPDA!
Análise de componentes
O laudo SPDA atesta os componentes do sistema de para-raios. Assim, verifica se todos os itens foram instalados de acordo com as normas de segurança previstas na Lei.
Sem tal inspeção, possíveis erros e falhas, inclusive no aterramento dos cabos podem não ser detectados a tempo de uma descarga elétrica causar danos à edificação e aos seus usuários.
Inspeção de rotina
No laudo SPDA também consta o período de inspeção de rotina e os resultados das análises realizadas.
Se não há inspeção periódica, o laudo não tem informações suficientes para atestar a segurança do sistema. Consequentemente ocorrerão problemas que poderiam ter sido evitados com uma vistoria minuciosa.
Prevenção e segurança
Como se sabe, descargas atmosféricas podem causar incêndios e explosões, e o laudo SPDA é a garantia de que esses riscos são evitados ao máximo.
Afinal, ele mantém a integridade física do projeto instalado e seu correto funcionamento.
Identificação de vulnerabilidades
Com o laudo SPDA sabe-se ao certo se há ou não falha na instalação do projeto e identifica-se as vulnerabilidades para correção imediata por profissionais competentes.
Histórico técnico
Outro papel importante que o laudo exerce é colher informações para o histórico de inspeções do para-raios. Sem ele, o sistema de proteção contra descargas atmosféricas fica desprotegido.
Certificado
Após a vistoria do SPDA, o sistema instalado recebe certificado de que segue todas as normas de segurança estabelecidas pela NBR 5419.
Esse atestado é realizado apenas depois do laudo SPDA, fornecido por engenheiro habilitado.
Obtenção do laudo SPDA
A obtenção do laudo SPDA parte de uma inspeção detalhada realizada por empresa especialista qualificada. Desta forma, será enviado um engenheiro habilitado com os conhecimentos específicos para emitir o documento técnico.
O laudo SPDA reunirá todas as informações necessárias para comprovar que o projeto corresponde às normas de qualidade e segurança, além de possível indicação de problemas, já que é um relatório de análise técnica.
É importante destacar que o laudo ainda deve conter dados seguindo as exigências de órgãos como Corpo de Bombeiros, prefeituras, Ministério Público e seguradoras. Por isso, somente especialistas podem elaborar o documento.
Atenção à periodicidade de inspeção:
A norma NBR 5419 define que as inspeções sejam feitas:
- Durante a construção;
- Após a instalação do sistema;
- Quando realizadas alterações;
- Quando há suspeitas de danos após uma descarga atmosférica;
- Inspeção visual semestral,
- Periodicamente com intervalos determinados de 1 ano para estruturas com maior risco e 3 anos às demais estruturas.
Ao entender a importância do laudo SPDA e solicitá-lo em conjunto com profissionais capacitados, você garante a proteção do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas. E, claro, dos profissionais que trabalham em ambientes de alto risco, como subestações de energia!